
PGR deve pedir hoje a condenação de Bolsonaro a até 40 anos de prisão
- Redação LP News
- 14 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar ainda nesta segunda-feira (14) suas alegações finais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado. O documento será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pode incluir um pedido formal de condenação do ex-mandatário a até 40 anos de prisão.
Bolsonaro é investigado por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa e outros delitos. A pena, somada, pode ultrapassar quatro décadas, embora o tempo exato dependerá da análise do STF.
Após a manifestação da PGR, a próxima etapa do processo será a apresentação das alegações finais dos réus e do colaborador Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O julgamento está previsto para ocorrer entre os meses de agosto e setembro, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
O caso é um dos mais relevantes da história recente do Brasil, envolvendo suspeitas de articulações para subverter a ordem constitucional durante o governo do ex-presidente.


