top of page

PEC DA BLINDAGEM É APROVADA EM 1º TURNO NA CÂMARA

  • Foto do escritor: Redação LP News
    Redação LP News
  • 17 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a blindagem judicial para parlamentares.


A votação, realizada nesta terça-feira (16), terminou com 353 votos favoráveis, 134 contrários e 1 abstenção, superando o mínimo de 308 necessários.

Conhecida como PEC da Blindagem, a proposta prevê que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com autorização prévia de suas respectivas Casas, em votação que poderá ser secreta e exigirá maioria absoluta. O texto também estabelece que, em casos de prisão em flagrante por crimes inafiançáveis, os autos sejam encaminhados em até 24 horas ao Legislativo, que terá poder para suspender a prisão.

Além disso, a PEC amplia o foro privilegiado, incluindo presidentes de partidos com representação no Congresso em processos que envolvam crimes comuns.

O projeto recebeu duras críticas da oposição, que acusa a medida de enfraquecer a responsabilização judicial dos parlamentares e criar privilégios excessivos. Já aliados defendem que a proposta fortalece a independência entre os Poderes.

Agora, a PEC precisa passar pela votação de destaques e, em seguida, por um segundo turno na Câmara antes de seguir para análise no Senado, onde deve enfrentar maior resistência.

 
 
bottom of page