MORAES ORDENA PRISÃO PREVENTIVA DE BOLSONARO APÓS VIOLAÇÃO DE TORNOZELEIRA
- Redação LP News
- 22 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã deste sábado (22), alegando risco de fuga. A decisão se baseia em um alerta do Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal, que registrou a violação da tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro às 0h08.
Para Moraes, o episódio “constata a intenção … de romper a tornozeleira … para garantir êxito em sua fuga”, argumento reforçado pelo ministro pela manifestação convocada por Flávio Bolsonaro em frente ao condomínio onde o ex-presidente residia.
Na decisão, o magistrado aponta que a confusão potencial decorrente da vigília serviria exatamente para favorecer uma rota de fuga — hipótese reforçada pela proximidade da residência de Bolsonaro com o Setor de Embaixadas Sul, em Brasília.
Além disso, Moraes lembra tentativas anteriores de evasão: segundo ele, Bolsonaro já planejou fuga para a embaixada da Argentina em ações anteriores.
A prisão foi executada pela Polícia Federal sem uso de algemas, conforme determinado pelo ministro, reforçando o caráter cautelar da medida para “garantir a ordem pública”.


