EM RESPOSTA AO SHUTDOWN, TRUMP DIZ QUE PODE FAZER ATOS “RUINS” E “IRREVERSÍVEIS” CONTRA DEMOCRATAS
- Redação LP News
- 1 de out. de 2025
- 1 min de leitura
📅 Quarta-feira, 1° de outubro de 2025
📍 Rio das Ostras – RJ
✍️ Redação LP News
Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, diante da possibilidade de um shutdown — paralisação parcial do governo federal —, poderá adotar medidas que considera “ruins” e “irreversíveis” para o partido Democrata e seus apoiadores.

Trump enfatizou que, apesar de não “querer um shutdown”, algumas medidas tomadas durante esse período “podem mudar o orçamento de maneiras que não poderiam ser feitas antes, como cortar benefícios para milhares de pessoas”.
O presidente também qualificou as negociações orçamentárias com os líderes democratas no Congresso — o deputado Hakeem Jeffries e o senador Chuck Schumer — como “boas”, mas demonstrou que não descarta ir além em sua estratégia.
Contexto e impactos
Um shutdown ocorre quando não há consenso entre Executivo e Legislativo para aprovar o orçamento, suspendo parte das atividades governamentais e afetando serviços públicos e financiamentos federais.
As declarações de Trump ampliam a tensão política nos EUA, pois insinuam ações de caráter radical que poderiam agravar divisões partidárias profundas.
Para a oposição, trata-se de um uso estratégico da crise para impor medidas impopulares sem debate amplo.


