top of page

CARDIAL CONDENADO DESAFIA ORDEM DO VATICANO E TENTA PARTICIPAR DE CONCLAVE

  • Foto do escritor: Redação LP News
    Redação LP News
  • 23 de abr. de 2025
  • 1 min de leitura

O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, de 76 anos, está no centro de uma nova polêmica no Vaticano. Condenado em 2023 a cinco anos e meio de prisão por peculato e fraude, Becciu tenta desafiar uma ordem do Papa Francisco ao insistir em participar do conclave que elegerá o novo pontífice.

Ex-colaborador próximo de Francisco, Becciu foi afastado de suas funções em 2020 e teve seus direitos cardenalícios retirados pelo Papa. No entanto, como não houve revogação formal do título de cardeal, ele argumenta que ainda possui o direito de votar na escolha do novo Papa.

Becciu foi condenado por envolvimento em operações financeiras irregulares, como o uso de fundos da Igreja para a compra de um prédio de luxo em Londres, recursos que deveriam ter sido destinados a obras de caridade. Apesar da condenação, ele aguarda o julgamento do recurso em liberdade.

O cardeal se apresentou na primeira assembleia do conclave, em clara oposição à vontade do Papa. A decisão sobre sua permanência ou não no processo cabe agora ao cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

O episódio, além de representar um desafio inédito à autoridade papal, levanta questionamentos sobre a integridade do processo de sucessão papal e evidencia divisões internas na Igreja Católica.

Para mais atualizações, siga @lpnewsportal.

bottom of page